O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Memorial descritivo, Proposta Didática.

Resumo

O memorial descritivo registra e reflete sobre a construção da identidade pessoal, sobre a formação e profissão das pessoas. É um gênero que faz parte do mundo do trabalho e do mundo acadêmico e deve, por isso, ser ensinado. Este relato de experiência, pautado em uma abordagem qualitativa (MARTINS, 2004), revisão bibliográfica e pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), descreve a prática de produção da escrita de um memorial descritivo por estudantes do 6º semestre do curso superior em Secretariado Executivo do IFMT/Cuiabá, na disciplina Língua Portuguesa VI. Trata-se de uma proposta didática construída no desenrolar das aulas, envolvendo as estruturas cognitivas que os estudantes já dominavam (MOREIRA, 2011) e tendo como alicerce a teoria do gênero de discurso (BAKHTIN, 2000). Os resultados obtidos focam, sobretudo, no processo que levou à produção escrita do memorial.

Biografia do Autor

Ema Marta Dunck Cintra, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), especialização em Literatura Infanto-Juvenil (1992) e especialização em Linguística - Descrição do Português Brasileiro (2002) - ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso; mestrado (2005) e doutorado (2016) em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando na Educação Básica e Ensino Superior, com ênfase em linguagem: língua portuguesa e literatura infanto-juvenil, linguística, língua indígena; Educação - gestão da educação, políticas públicas educacionais. Professora do IFMT - Campus Cel. Octayde Jorge da Silva, atuando no Ensino Superior e Mestrado Profissional.

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Publicado

2020-08-05