O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Memorial descritivo, Proposta Didática.

Resumo

O memorial descritivo registra e reflete sobre a construção da identidade pessoal, sobre a formação e profissão das pessoas. É um gênero que faz parte do mundo do trabalho e do mundo acadêmico e deve, por isso, ser ensinado. Este relato de experiência, pautado em uma abordagem qualitativa (MARTINS, 2004), revisão bibliográfica e pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), descreve a prática de produção da escrita de um memorial descritivo por estudantes do 6º semestre do curso superior em Secretariado Executivo do IFMT/Cuiabá, na disciplina Língua Portuguesa VI. Trata-se de uma proposta didática construída no desenrolar das aulas, envolvendo as estruturas cognitivas que os estudantes já dominavam (MOREIRA, 2011) e tendo como alicerce a teoria do gênero de discurso (BAKHTIN, 2000). Os resultados obtidos focam, sobretudo, no processo que levou à produção escrita do memorial.

Biografia do Autor

  • Ema Marta Dunck Cintra, Instituto Federal de Mato Grosso
    Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), especialização em Literatura Infanto-Juvenil (1992) e especialização em Linguística - Descrição do Português Brasileiro (2002) - ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso; mestrado (2005) e doutorado (2016) em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando na Educação Básica e Ensino Superior, com ênfase em linguagem: língua portuguesa e literatura infanto-juvenil, linguística, língua indígena; Educação - gestão da educação, políticas públicas educacionais. Professora do IFMT - Campus Cel. Octayde Jorge da Silva, atuando no Ensino Superior e Mestrado Profissional.

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Publicado

2020-08-05