REVISITANDO O ESTUDO/ESTATUTO DIALÓGICO DA PALAVRA

Autores

Resumo

Diversificados e produtivos caminhos de estudo da palavra têm se instituído no campo das ciências da linguagem. Neste artigo, o objetivo é delinear considerações epistemológicas e teórico-metodológicas a respeito do estudo da palavra enquanto signo ideológico, a partir dos escritos do hoje denominado Círculo de Bakhtin e, mais especificamente, de M. Bakhtin, V. Volóchinov e P. Medviédev. Para tanto, revisitamos o conjunto desses trabalhos e retomamos as principais considerações aí desenvolvidas, centradas na relação constitutiva existente entre signo-ideologia-palavra. O estudo pretende contribuir para a compreensão da palavra como dimensão semiótico-ideológica, situando a relevância dessa discussão para os estudos de língua/linguagem na perspectiva enunciativo-discursivo e na consolidação dos estudos discursivos que, no Brasil, são denominados Análise Dialógica do Discurso (ADD).

Biografia do Autor

  • Rodrigo Acosta Pereira, UFSC

    Professor de Linguística Aplicada

    UFSC/CCE/DLLV

     

  • Beth Brait, PUCSP
    Professora do Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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Publicado

2020-03-31