TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO
Palavras-chave:
Compreensão leitora. Hábitos de leitura. Estratégias de leitura. Perfil leitor.Resumo
Neste artigo traçamos e comparamos o perfil de leitores com dificuldades de compreensão leitora (LDC) e bons leitores (BL). Por meio da avaliação da leitura de palavras isoladas e da avaliação da compreensão de texto escrito, identificamos 49 BL e 37 LDC dentre 336 estudantes de 8ª série de escolas públicas na região sul do Brasil. A investigação do perfil dos grupos foi realizada por meio de um questionário escrito a que os próprios participantes responderam. Os resultados mostraram diferença na experiência dos grupos com a leitura e correlação positiva entre o desempenho em compreensão leitora e o número de livros lidos pelos estudantes em um ano. Constatamos que a pesquisa sobre os hábitos de leitura dos grupos pode auxiliar na compreensão das diferenças no perfil de BL e LDC, necessitando ser expandida futuramente para orientar tanto estudos teóricos quanto práticos de intervenção clínica e pedagógica.