SISTEMATICIDADE NA ORGANIZAÇÃO INTERNA DE SEGMENTOS TÓPICOS MÍNIMOS EM EDITORIAIS DE JORNAIS PAULISTAS DO SÉCULO XXI

Autores

Palavras-chave:

Gramática Textual-Interativa, Organização Tópica, Segmento Tópico, Organização intratópica, Sistematicidade textual

Resumo

Neste trabalho, fundamentado na Gramática Textual-Interativa, discutimos o reconhecimento de uma unidade linguística essencialmente sistemática no domínio da organização textual da língua. Para tanto, investigamos a Organização Tópica em editoriais paulistas do século XXI, objetivando avaliar se, em editoriais, a organização interna de Segmentos Tópicos mínimos (SegTs), constituinte da Organização Tópica, configura-se como um processo sistemático, podendo ser descrito segundo uma regra geral de organização, ou se é um processo essencialmente variável. Seguindo o método de análise tópica, que possibilita a análise textual com base na categoria do tópico discursivo, analisamos 25 editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e mostramos que os SegTs mínimos nos editoriais se organizam segundo um mesmo princípio, que envolve a combinação potencialmente recursiva de duas unidades de organização intratópica – posição e suporte, o que nos permite defender que o texto é altamente regular, fundado em propriedades constitutivas próprias.

Biografia do Autor

  • Aline Gomes Garcia, UNESP - Universidade Estadual Paulista / Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE)
    Mestre e doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua na área de Linguística Textual (LT), trabalhando com a vertente da LT chamada de Gramática Textual-Interativa e o processo de Organização Tópica.

Downloads

Publicado

2019-10-28