MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI

Autores

  • Francis Arthuso Paiva UFMG

Palavras-chave:

Linguística, Ensino, Mídia, Texto

Resumo

O objetivo é analisar a manutenção do tópico discursivo em resenha produzida em colaboração em wiki por estudantes de Ensino Médio. A escrita colaborativa é realizada com colaborações de escritores em autoria compartilhada. A hipótese era que a manutenção do tópico discursivo na escrita colaborativa fosse mais trabalhosa para escritores envolvidos, uma vez que exige negociação de consenso do grupo. Características da escrita colaborativa como grupo chegar a consenso prematuramente, pouca comunicação e um integrante não enxergar o trabalho do outro geram problemas como diferenças estilísticas e edições inconscientes que, por sua vez, causam problemas de coerência. Manutenção do tópico discursivo de uma resenha de grupo de estudantes de escrita colaborativa foi analisada e entrevista com o grupo foi realizada para análise dos dados. O resultado aponta relação de causa efeito entre características da escrita colaborativa e manutenção do tópico e seus subtópicos, prejudicando a produção de coerência na resenha.

Palavras chave: Escrita colaborativa. Tópico discursivo. Coerência. Wiki

Biografia do Autor

  • Francis Arthuso Paiva, UFMG
    Doutor em Linguística Aplicada é professor do setor de Letras do COLTEC-UFMG e do PROFLetras Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2020-03-31