CONHECIMENTOS GRAMATICAIS NA ESCOLA: ENTRE A MANUTENÇÃO DO NORMATIVISMO E A GASEIFICAÇÃO CONCEITUAL

Autores

Resumo

Este artigo tematiza a formação de licenciados em Letras Português no que concerne a ensinar conhecimentos gramaticais na esfera escolar. A questão de pesquisa é: ‘Como profissionais egressos de Curso de Letras compreendem/operam com ensino e aprendizagem de conhecimentos gramaticais na disciplina de Língua Portuguesa na Educação Básica?’. A abordagem é qualitativa, filiando-se a um quadro teórico de base histórico-cultural. Os resultados apontam que licenciados egressos do Curso de Letras em foco, a despeito de consistente educação formalista em se tratando de gramática, quando imersos na esfera escolar, parecem conceber gramática como prescindindo de adjetivações; logo, isomórfica a normativismo, de maneira que uma sólida educação formalista, priorizada no Curso de Letras em estudo, não parece incidir efetivamente no modo de os egressos operarem com o conceito de gramática, emergindo, de um lado, a rendição ao normativismo ainda presente na esfera escolar ou, de outro, a gaseificação de abordagem léxico-gramatical.

Biografia do Autor

  • Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Possui graduação em Letras, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e pós-doutorado em Filosofia da Linguagem na Università degli Studi Aldo Moro, em Bari - Itália. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC -, com experiência na área de Linguística e Letras. Foi Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC - 2009 a 2010 -; coordenou o Programa Pró-letramento Linguagem na Universidade Federal de Santa Catarina - 2010 a 2012. Atuou como consultora da Proposta Curricular da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (2016) no componente Língua Portuguesa e coordenou a Área de Linguagens no processo de atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina - 2014. É líder do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e escolarização e participa do NELA/UFSC. Tem interesse por estudos sobre ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, estudos acerca de relações entre cultura escrita, formação humana integral e processos de escolarização; interessa-se, ainda, por temas relacionados a formação de professores de Língua Portuguesa e alfabetismo. Atua sob uma base teórica de fundamentação histórico-cultural.
  • Letícia Melo Giacomin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Possui graduação em Letras - língua portuguesa e literatura (2010) e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, na área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre ensino e aprendizagem de conhecimentos gramaticais. É membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado à UFSC, e também participante do grupo de pesquisa Cultura Escrita e Escolarização.

Downloads

Publicado

2019-10-28