TODOS NÓS SEMOS DE FRONTERA: IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E ACONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA TRANSLÍNGUE

Autores

  • Adriana Carvalho Lopes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto Multidisciplinar Departamento de Educação Nova Iguaçu, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0002-6068-8308
  • Daniel do Nascimento e Silva Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Língua e Literatura Vernáculas Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0002-6098-5185

Palavras-chave:

Pedagogia translíngue, Portunhol, Ideologias linguísticas

Resumo

Este artigo busca deslocar o debate sobre o ensino de língua portuguesa do campo da natureza e trazê-lo para o campo da política. Para isso, ele propõe que problematizar ideologias linguísticas, entendidas como racionalizações leigas e especializadas sobre a forma e a função da linguagem, equivale a politizar o ensino, na medida em que essas ideologias são investidas de interesses políticos dos grupos que as sustentam. Empiricamente, o artigo questiona as ideologias monolíngues que embasam os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros discursos sobre a nação, contrastando-as com a produção poética e as racionalizações de Fabian Severo, poeta uruguaio e professor que escreve em portunhol. O texto explora, ainda, alinhamentos e fricções entre ideologias linguísticas entre estudantes que participaram de uma proposta translíngue de ensino de língua materna.

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Publicado

2018-10-24