POLÍTICAS PÚBLICAS COMO TEMA DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DE CINCO EDIÇÕES DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM

Autores

  • Renato Cabral Rezende Universidade de Brasília Instituto de Letras Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas Brasília, DF, Brasil

Palavras-chave:

Tema, Produção textual, Políticas públicas, ENEM

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a construção do tema de cinco edições da prova de redação do ENEM que tiveram como objeto de sentido (BAKHTIN, 2000) infância e/ou juventude. Almeja discutir construção temática da prova de redação a partir da relação entre o conceito de tema, segundo Bakhtin (2000) e Bakhtin/Volochinov (2004), e os conceitos de políticas públicas e ciclo de políticas públicas, do campo da administração pública, segundo Secchi (2014). A análise mostra um enfoque sobre como o Estado pode voltar-se para a discussão e/ou solução de problemas que possam ferir direitos da infância e da adolescência. Conclui reafirmando a necessidade de leitura da prova de redação do ENEM como um incentivo ao ensino de leitura e produção textual por meio de projetos interdisciplinares na/para a discussão de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2018-10-24