DA MAQUINARIA AO DISPOSITIVO TEÓRICO-ANALÍTICO: A PROBLEMÁTICA DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Metodologia, Discurso Feminista

Resumo

Este artigo tem por objetivo percorrer a historicidade da metodologia da Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux para a compreensão e reflexão crítica de seus modos de fazer análise, considerando a especificidade da teoria em sua implementação no contexto francês e sua reformulação e desenvolvimento no contexto brasileiro. Como possível aplicação dos procedimentos metodológicos atualmente praticados na área, é desenvolvida a análise do discurso feminista em páginas de rede social online. A discussão propõe, então, que se trabalhem os pressupostos desenvolvidos no âmbito da teoria materialista do discurso entre os processos de paráfrase e polissemia. Com este estudo, observa-se que a AD parte de uma concepção não-positivista de cientificidade para definir seus procedimentos metodológicos.

Biografia do Autor

  • Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa
    Professora Adjunta do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), da área de Língua Portuguesa e Linguística. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em estudos da Linguagem pela mesma insituição na linha de pesquisa em Teorias do Texto e do Discurso. É líder o grupo de pesquisa Estudos Pecheutianos e participa de outros três grupos de pesquisa como pesquisadora, todos registrados no CNPq: Análise do Discurso: conceitos em movimento; Linguagem e Currículo.
  • Luciana Iost Vinhas, Universidade Federal de Pelotas
    Professora de Língua Portuguesa e Linguística do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas; Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2019-03-26