COMO É QUE A GENTE DIZ? UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS TEXTUAIS-INTERATIVAS NA NARRATIVA DE UMA PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER

Autores

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Interação, Narrativa, Referenciação

Resumo

A Doença de Alzheimer (doravante DA) é comumente reconhecida pelas perdas cognitivas ocasionadas que resultam em lapsos de memória, prejuízos nas tarefas diárias e dificuldade em interagir por meio da linguagem. Nesse domínio empírico, o presente trabalho analisa as estratégias textuais-interativas mobilizadas por uma pessoa com DA para produzir, sustentar e manter a narrativa em uma interação cotidiana. A narrativa analisada neste trabalho é proveniente de um corpusde interações de uma participante acometida pela DA. Fundamentamos nossas análises em dois quadros teóricos: as dimensões da narrativa de Ochs e Capps (2001) e a noção de referenciação de Mondada e Dubois (2003). As análises demonstram que as estratégias referenciais, a construção, a retomada e a negociação de objetos de discurso são elementos que constituem, do ponto de vista textual e interativo, a performance narrativa de uma pessoa que vive com Alzheimer.

Biografia do Autor

  • Caio Mira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Mestre (2007) e Doutor (2012) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Editor da Revista Calidoscópio(ISSN: 2177-6202). Tem experiência na área de Linguística, atuando nos seguintes campos: Linguística Textual, Análise da Conversação e Estudos de Narrativas Orais. Seus interesses de pesquisa estão relacionados à análise dos aspectos textuais, interativos e semânticos que constituem a conversação e as narrativas orais.

Downloads

Publicado

2019-10-28