ANÁLISE DISCURSIVA DE “GOVERNO COLOCA IDEOLOGIA DE GÊNERO NO ENEM” DO PASTOR SILAS MALAFAIA: DISCURSO POLÍTICO, DA NATUREZA E DE ÓDIO

Autores

Palavras-chave:

Análise do discurso, discurso religioso, mídia.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, segundo a Análise do Discurso, o texto do vídeo “Governo coloca ideologia de gênero no Enem”, do pastor Silas Malafaia. O vídeo foi publicado na página oficial do religioso no Facebook e em seu canal no YouTube, em novembro de 2015, por conta da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A polêmica, na prova, foi gerada a partir de uma questão (a de número 05), a qual abordou uma frase da escritora francesa Simone de Beauvoir, “ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. No texto do pastor, emergem traços discursivos significativos, o discurso da natureza, o discurso político e o discurso de ódio. O discurso da natureza atesta que o gênero é determinado pelo sexo biológico, ou seja, pelos genitais masculino e feminino; enquanto o discurso político atribui a destruição de valores da família à esquerda e ao Governo Federal, com propaganda eleitoral para grupos conservadores de direita; já o discurso de ódio é manifestado na qualificação dos partidários da esquerda e no ensejo para que eles sejam aniquilados da política brasileira.

Biografia do Autor

  • Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Realiza estágio de pós-doutorado em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sob supervisão de Beth Brait. Possui pós-doutorado em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É doutora e mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição; graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). É professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, PR, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e no Mestrado em Letras (ProfLetras). É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP), Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP), Mídia, Religião e Cultura - MIRE (InterCom), Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR/UEL).

  • Reinaldo César Zanardi, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    É Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em Estudos da Linguagem pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2019-10-28