REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Autores

Palavras-chave:

Revisão textual, Dialogismo, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo aborda o trabalho docente de revisão dialógica nas práticas de produção textual escrita. Busca compreender como a revisão docente pode ser elaborada visando à interação e desenvolvimento de habilidades discursivas pelo aluno a partir da concepção dialógica de linguagem. A partir dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BAKHTIN, 2010; BRAIT, 2012), da concepção de escrita como trabalho (GERALDI, 1984; FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991; MENEGASSI, 2016) e de pesquisas voltadas à revisão textual, é possível definir e caracterizar o conceito de revisão dialógica e elencar os princípios que orientam a ação docente para uma prática de revisão voltada ao dialogismo e à internalização de habilidades de escrita pelo aluno. O estudo aponta relações e convergências teórico-metodológicas significativas entre dialogismo, escrita como trabalho e revisão textual, como a possibilidade de reflexão a respeito das ações esperadas pelo docente, assim como das práticas esperadas pelos alunos nessa abordagem de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Renilson José Menegassi, UEM
    Realizou seu curso de Mestrado em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis). Pós-Doutorado em Linguística Aplicada realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado, assim como na supervisão de Pós-Doutorado. 
  • Denise Moreira Gasparotto, IFC-Videira

    Mestrado em Letras pela Universidade pela Univerdidade Estadual de Maringá e doutoranda em Letras na mesma instituição. Professora EBTT no Instituto Federal Catarinense.RE

Downloads

Publicado

2019-03-26