Prática científica na escrita na escrita de professora.

Autores

Palavras-chave:

letramento científico, Linguística Sistêmico-Funcional, mestrado profissional

Resumo

Neste artigo, investigo autorrepresentações produzidas por uma professora da escola básica em uma dissertação de mestrado profissional para professoras de português como língua materna no território brasileiro. A partir das representações identificadas, a construção do letramento científico da educadora na pós-graduação profissional é problematizada. A pesquisa se configura como um estudo de caso sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, delineado pela problematização da cultura científica legitimada e pela análise linguística do documento selecionado. Os resultados mostraram a predominância da autorrepresentação de pesquisadora alinhada a teorias linguísticas apropriadas na pesquisa, desdobrando-se, portanto, na reprodução de um modelo de letramento científico dominante característico da pós-graduação acadêmica. 

Biografia do Autor

  • Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal de Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
    Professor da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Doutor em Linguística Aplicada (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2).

Downloads

Publicado

2019-07-12