DO DISCURSO DO AGENTE DO OUTRO À VOZ-APELO DO SUJEITO

Autores

  • Amanda Schreiner Pereira Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Santa Maria/RS
  • Angela Maria Resende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG
  • Marcia Keske- Soares Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria/RS

Palavras-chave:

Discurso, Outro, Voz, Sujeito.

Resumo

Este artigo é um estudo teórico-crítico psicanalítico embasado na leitura da obra de Freud e de Lacan e nos recortes empreendidos pelas autoras para associar a origem da voz-apelo do sujeito ao discurso do agente do Outro, sustentado pela lógica da linguagem. Dos endereçamentos do agente do Outro, destaca a expulsão do timbre, a afirmação da voz prosódica materna, e a instauração da primeira matriz simbolizante no infans. Com isto, posiciona o sujeito, desde os primórdios, pela relação com o discurso materno e enfatiza a passagem.

Biografia do Autor

  • Amanda Schreiner Pereira, Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Santa Maria/RS
    Psicanalista. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Doutora e mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Univerisdade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Atendimento Clínico - Ênfase Psicanálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Coordenadora da Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (CEIP) da UFSM e docente do curso de Pós-Graduação Clínica Psicanalítica da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/SM). Trabalha com a prática clínica e com a transmissão da Psicanálise, sustentada teoricamente pelas obras de Freud e de Lacan. Além disto, possui experiência no trabalho com equipes interdisciplinares em instituições de saúde pública (PSF e CAPSad).
  • Angela Maria Resende Vorcaro, Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG
    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais onde exerce suas atividades na graduação, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Psicanálise e cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, linguagem, instituições, clínica com bebês, crianças e adolescentes, Jacques Lacan.
  • Marcia Keske- Soares, Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria/RS
    Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Mestre e Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996, 2000). Professora Associado do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (Mestrado e Doutorado). Atua na área de Fonoaudiologia, ênfase em Linguagem e Fala, pesquisa principalmente nos seguintes temas: fala, linguagem oral e escrita, avaliação, diagnóstico e terapia dos desvios fonológicos.

Downloads

Publicado

2018-07-09