PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA COMO REVELADORAS DE MUDANÇAS NA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Autores

  • Ana Maria de Mattos Guimarães Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopolodo/RS
  • Fernanda Vanessa Machado Bartikoski Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopolodo/RS

Palavras-chave:

Língua materna, Ensino, Interação, Agir docente.

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância de analisar as interações professor-aluno como parte da profissionalidade do professor, projetando sua capacidade de pilotar um projeto de ensino predeterminado (BRONCKART, 2006). Em outras palavras, que pode, durante o curso de seu agir, ser modificado pelas possibilidades de coconstrução do conhecimento em sala de aula. Para mostrar este movimento, o artigo traz exemplos de interações de uma das professoras participantes de projeto de formação continuada cooperativa. Ao ressignificar o conceito de linguagem nas práticas de interação com os alunos, enfim, em seu trabalho real/concretizado (GUIMARÃES et al., 2012), ela revela uma articulação entre o que aprendeu no decorrer da formação e sua prática profissional, notada sobretudo na constante prática do revozeamento (O’CONNOR; MICHAELS, 1996). Ressalta-se, então, a necessidade de formações que repensem o ensino de Língua Portuguesa em um processo que enfatiza a importância das interações professor-alunos.

Biografia do Autor

  • Ana Maria de Mattos Guimarães, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopolodo/RS
    Graduada em Letras Português/Francês pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1970), realizou mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi Diretora do Instituto de Letras e Pró Reitora de Extensão Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Programa de Pós -Graduação em Lingüística Aplicada. Ocupou o posto de Decana da Escola de Indústria Criativa: Comunicação, Design e Linguagens, de 2013 a 2016.Tem experiência nas áreas de Lingüística e Lingüística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna, à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual e a análises do trabalho educacional. Nesse sentido, tem se dedicado a analisar o agir docente em salas de aula de Língua Portuguesa, antes e depois de processos de formação continuada, procurando identificar, descrever e analisar os modos de apropriação, por parte do professor em formação, de conceitos reguladores que prescrevem seu trabalho de ensino.
  • Fernanda Vanessa Machado Bartikoski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopolodo/RS
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Linguística Aplicada e graduada em Letras com habilitação Português, sendo ambas as titulações também obtidas pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2018-07-09