LINGUAGEM, REPRESENTAÇÃO E RECURSÃO NO DISCURSO METALINGUÍSTICO DE CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Alana Kercia Barros Demétrio Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza/CE
  • Maria Helenice Araújo Costa Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza/CE http://orcid.org/0000-0002-3182-7778

Palavras-chave:

Linguagem. Representação, Recursão, Práxis do viver, Clarice Lispector.

Resumo

Este artigo problematiza noções sobre o atributo humano de construir sentidos. Objetiva discutir as noções de representação e recursão a partir da metalinguagem presente nos romances de Clarice Lispector. Adota, como referencial teórico, considerações tecidas por autores de diferentes áreas do conhecimento que, em seus estudos, fomentaram o debate epistemológico acerca destas noções, como o filósofo Kant, o linguista Izidoro Blikstein e o biólogo Humberto Maturana. À luz dessas contribuições teóricas, analisa trechos dos romances A cidade sitiada, Água viva e A paixão segundo G.H., em que identifica a presença de reflexões sobre o desafio intransponível da representação. Nos trechos analisados, observa a alusão a uma semiose não verbal oculta na dimensão de uma práxis anterior à língua, mas, ao mesmo tempo, dela tributária; e percebe a ideia de que os sujeitos constroem os sentidos no fluir das recursões da práxis do viver.

Biografia do Autor

Alana Kercia Barros Demétrio, Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza/CE

É graduada em Letras, mestra e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como revisora de textos na Universidade Federal do Ceará.

Maria Helenice Araújo Costa, Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza/CE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística de Texto, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, interação, leitura, referenciação e ensino de língua materna.

Downloads

Publicado

2018-07-09