O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA

Autores

  • Jozanes Assunção Nunes Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares, Projeto pedagógico, Flexibilidade curricular, Responsividade

Resumo

Este artigo objetiva analisar a reação-resposta de professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cursos de Letras de uma universidade pública ao discurso da flexibilidade curricular consignado nos documentos oficiais, com poderes de normatizar e regular os cursos de formação de professores. Sob a perspectiva da Teoria/Análise Dialógica do Discurso advinda dos estudos de Bakhtin e o Círculo, examina os Pareceres do Conselho Nacional de Educação que apresentam e fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e para Formação Docente. Ainda analisa enunciados de professores do NDE, produzidos durante o processo de reestruturação dos cursos de Letras, discutindo as perspectivas que se apresentam para a formação docente a partir do conceito de flexibilidade. A análise dialógica evidencia que o ideário da flexibilidade curricular não se consolidou de forma efetiva nos enunciados dos sujeitos da pesquisa.

Biografia do Autor

  • Jozanes Assunção Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), com estágio de doutorado na Universidade Nova de Lisboa - Portugal, Mestra em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002) e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). É membro do Grupo de Pesquisa CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória, liderado pela profa Dra. Beth Brait. É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso, lotada na Pró-Reitoria de Graduação. Atuou na Universidade de Cuiabá, onde exerceu as funções de Professora e Coordenadora do Curso de Letras; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa /CNPq Linguagens, Educação e Tecnologia - GPLET; Assessora e Professora do Núcleo de Estudos Dirigidos não presenciais e Organizadora da Revista Científica LetrasMil. Atuou também como Professora Formadora na Universidade Federal de Mato Grosso para o Curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância e foi professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando especialmente nos seguintes temas: estudos bakhtinianos, formação de professores e apoio didático-pedagógico a professores e coordenadores de cursos de graduação da UFMT.

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Publicado

2019-03-26