SUJEITO DO ENSINO E ARTICULAÇÕES DE PODER: CONSENSO DE VERDADES NA EDUCAÇÃO
Autores
Antonio Genário Pinheiro dos Santos
Maria Eliza Freitas do Nascimento
Palavras-chave:
Discurso. Consenso. Educação. Mídia.
Resumo
Inscrito nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa, este estudo objetiva analisar os lugares de consenso e a produção de efeitos de verdade na educação, tratando-a sobre o trajeto da essencialidade e do caos. Para tanto, fundamenta-se nos estudos de Foucault (2005, 2006a, 2006b, 2007) e de Pêcheux (2008), voltando-se para a análise de capas da revista Nova Escola a partir de uma leitura discursiva que considera os lugares reservados ao sujeito do ensino – aluno e professor – e as articulações de poder-saber no campo da mídia, por meio dos quais se discute a educação brasileira. Atrelado à investigação acerca da discursividade e do sentido, o presente estudo dialoga com a proposta de oferecer um espaço de discussão ligado, por sua vez, à linguagem e seu funcionamento, apontando para a construção de um real no qual impera o dizer e a cena do dito.
Biografia do Autor
Antonio Genário Pinheiro dos Santos
Professor Doutor da URFN, com atuação no Departamento de Letras – DLC, no Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES.
Maria Eliza Freitas do Nascimento
Professora Doutora da UERN, com atuação no Departamento de Letras Estrangeiras – DLE e no Programa de Pós-Graduação em Letras, no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM.