Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio

Autores

  • Carla Viana Coscarelli

Palavras-chave:

Hipertexto, Textualidade, Livro didático

Resumo

Neste texto discuto a questão “até que ponto precisamos tratar o hipertexto de forma diferente do texto no que diz respeito aos fatores de textualidade”. Defendo que todo texto é um hipertexto e que toda leitura é um processo hipertextual. Acredito que se o texto estiver bem escrito, ou seja, estiver adequado ao leitor, e o leitor for bom, a leitura irá gerar resultados satisfatórios. Textos mal escritos e leitores pouco hábeis vão gerar um resultado muito ruim independente do formato de apresentação do texto (impresso ou hipertextual). Precisamos, portanto, ensinar nossos alunos a lidar com textos variados, de gêneros diversificados, em todos os ambientes, inclusive o digital. Apresento um levantamento dos elementos dos ambientes digitais que aparecem em livros didáticos de Língua Portuguesa, a fim de verificar como esses materiais contribuem para o letramento digital dos alunos.

Downloads

Publicado

2010-10-06