Dimensões discursivas e linguísticas no campo do ensino da língua portuguesa – notas de uma prática docente

Autores

  • Nelita Bortolotto
  • Joice Eloi Guimarães

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino, Aprendizagem, Língua portuguesa, Dialogismo

Resumo

Neste texto discute-se a relação entre dimensões discursivas e linguísticas pela análise da prática pedagógica de uma professora que aderiu à metodologia do Programa Olimpíada da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro (OLP). Alicerçada na teoria dialógica da linguagem (Bakhtin e seu Círculo), essa metodologia toma como base o trabalho com os gêneros do discurso, razão por que esses pressupostos teóricos fundamentam a análise. Destaca-se assim que, no desenvolvimento do trabalho, a professora procurou levar em conta a linguagem em sua complexidade, abarcando sua dimensão histórica, social e dialógica, buscando a ultrapassagem da metodologia assentada na visão de língua como sistema. No entanto, a professora vivenciou o confronto entre o dado e o novo, entre o linguístico e o discursivo, tendendo ainda sua prática para a dimensão linguística. Mesmo assim, os resultados permitem afirmar que essa metodologia traduz um novo caminhar rumo à conquista progressiva da autonomia discursiva.

Biografia do Autor

  • Nelita Bortolotto
    Mestre em Letras/Linguística e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP);. E-mail: [email protected]
  • Joice Eloi Guimarães
    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: [email protected]

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Publicado

2016-08-11

Edição

Seção

Artigos de pesquisa