Entextualizações estratégicas: performances sensualizadas de raça em práticas discursivas na Web 2.0

Autores

  • Thayse Figueira Guimarães
  • Luiz Paulo da Moita Lopes

Palavras-chave:

Performance identitária, Entextualização, Agenciamento

Resumo

Este artigo focaliza as práticas discursivas de Luan, um jovem negro e de identificações homoeróticas, em interação na Web 2.0. Os dados foram gerados em uma investigação etnográfica, no contexto interacional da rede social Facebook. As noções de entextualização e de performances são privilegiadas para dar conta da observação dos processos de circulação e desestabilização de discursos cristalizados de raça, na construção das identificações de Luan como garoto negro e sensual. Defende-se que tais noções são a chave de leitura para a compreensão de como tais discursos são estrategicamente utilizados pelo jovem, ao construir suas performances nas interações com amigos dessa rede social. As análises apontam que identificações de raça são entremeadas por marcas de gênero/sexualidade e que estratégias de agenciamento emergem em meio a uma profusão de significados normativos.

Biografia do Autor

  • Thayse Figueira Guimarães
    Professora do  Programa de Mestrado em Letras. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Agradeço ao CNPq pela bolsa 163647/2014-3, no âmbito do Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP Nº 28/2010 - Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD 2010, que possibilitou este estudo. Tal bolsa foi concedida ao Projeto “Letramentos Digitais Singularidades do Ethos, Performances e Narrativas Identitárias”, do Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (CNPq 560303/2010-06).
  • Luiz Paulo da Moita Lopes
    Professor Titular do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada. Agradeço ao CNPq pela Bolsa de Produtividade que propiciou esta pesquisa (CNPq 3033-1/2009-0), assim como ao auxílio à pesquisa da FAPERJ (E -26/110.065/2012) e ao PNPD (MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP) referido na nota anterior. Sou também grato ao CNPq pelo auxílio (470547/2012-0) concedido pelo Edital Universal (14-2012).

Downloads

Publicado

2016-08-11

Edição

Seção

Artigos de pesquisa