O efeito sujeito-discente e o efeito sujeito-docente no discurso do DADEB: breve análise discursiva sob a perspectiva da sustentabilidade

Autores

  • Janete Silva dos Santos
  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves
  • Karyleilla dos Santos Andrade

Palavras-chave:

Discurso, Identidade, Sustentabilidade, Ensino Médio

Resumo

Este artigo, apoiando-se em pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, analisa certos efeitos do discurso que apela à reconfiguração identitária de sujeitos no âmbito educacional, focando especificamente o Ensino Médio e mobilizando, nesse contexto, discursos de sustentabilidade, conforme Hargreaves e Fink. O corpus da investigação constitui-se de excertos do documento Direito à aprendizagem e ao desenvolvimento na educação básica (DADEB), produzido pelo Ministério da Educação (MEC). Os resultados da reflexão apontam o esforço, mediante estratégia discursiva, de apagamento dos conflitos que inevitavelmente perpassam a reconfiguração identitária projetada no referido documento, visto que, ao propor um novo perfil para o sujeito-discente, não deixa de instaurar a necessidade de reconfiguração do perfil do sujeito-docente, silenciando, porém, os entraves para essa desejada reconstrução identitária.

Biografia do Autor

  • Janete Silva dos Santos
    Doutora em Linguística pela UNICAMP, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins. Bolsista de produtividade em pesquisa/UFT (2014-2015).
  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves
    Doutora em Análise Linguística pela UNESP e professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Goiás, campus de Catalão. É coordenadora do projeto de pesquisa Dicionário escolar: reflexões e possibilidades e DIT – Dicionário temático infantil de língua Portuguesa.
  • Karyleilla dos Santos Andrade
    Doutora em Linguística pela USP, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, com pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Portugal, processo CAPES n°1787/14-4, 2014-2015. Bolsista de produtividade em pesquisa/UFT (2014).

Downloads

Publicado

2016-08-11

Edição

Seção

Artigos de pesquisa