A mulher como alvo de campanhas publicitárias: uma análise semiótico-social das campanhas Nesfit, da Nestlé

Autores

  • Carolina Gonçalves Gonzalez
  • Viviane Cristina Vieira

Palavras-chave:

Feminismo, Estudos críticos do discurso, Teoria da Semiótica Social, Publicidade

Resumo

Observando o uso de vocativos femininos na campanha dos produtos da Linha Nesfit, chama atenção a opção da empresa por situar seu público-alvo: o feminino. Serão apresentadas neste artigo algumas concepções de gênero social e a interface entre estudos feministas e a Análise de Discurso Crítica, a virada metodológica empreendida pelos estudos queer e resumo teórico da Teoria Semiótica Social, fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional. Contrastando imagens e textos verbais, analisamos um processo de reposicionamento discursivo da marca Nestlé. O estudo inicial aponta que a marca não reposiciona a identificação da mulher por meio de um discurso mais emancipador, mas acaba por situar suas práticas discursivas como mantenedoras de uma identidade estereotipada, que subjuga a mulher não ao homem, mas a seu próprio corpo.

Biografia do Autor

  • Carolina Gonçalves Gonzalez
    Mestre e doutoranda em Linguística do Instituto de Letras do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UnB/IL/LIP/PPGL).
  • Viviane Cristina Vieira
    Mestre e Doutora em Linguística. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UnB/IL/LIP/PPGL).

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Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Artigos de pesquisa