Avaliação e argumentação: uma análise da produção textual no Ensino Médio

Autores

  • Adriana Rodrigues de Abreu
  • Adriana Nogueira Accioly Nóbrega

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Avaliatividade, Produção textual, Argumentação. Posicionamento autoral

Resumo

O objetivo desta pesquisa é discutir a prática argumentativa em dois textos de alunos do Ensino Médio, a partir da investigação de recursos atitudinais que podem criar o posicionamento autoral (HYLAND, 2012) dos escritores. Para tanto, tomamos por base a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; HASAN, 1989; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), especialmente o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), em interface com uma perspectiva social de argumentação (BRETON, 2003), para a análise qualitativa de duas redações do tipo dissertativo-argumentativo. Resultados sugerem que há um grande número de escolhas atitudinais nos textos investigados, quando o escritor, ao valorar e opinar sobre o comportamento humano, elabora seu posicionamento autoral por meio de avaliações de estima e sanção social.

Biografia do Autor

  • Adriana Rodrigues de Abreu
    Doutoranda em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio e bolsista CNPQ
  • Adriana Nogueira Accioly Nóbrega
    Professora Assistente. Doutora em Letras, área Estudos da Linguagem

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Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

Artigos de pesquisa