O discurso de neutralidade na imprensa

Autores

  • Sandra Helena Dias de Melo

Palavras-chave:

Estilo, Informação, Texto, Jornalismo, Notícia

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar o modo como manuais de redação e estilo jornalísticos constroem a imagem neutra do texto noticioso e da imprensa. Considerando que a língua não é algo transparente e nem simplesmente um instrumento para a comunicação (FAIRCLOUGH, 2001), analisou-se o modo como a informação, o objeto primordial da imprensa, a partir de técnicas para a padronização da linguagem jornalística, tende a ser vista como se fosse um produto imparcial desse veículo de comunicação. Foram analisados, com esse propósito, os manuais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. O exame do material permitiu as seguintes conclusões: 1) a imprensa identifica o texto noticioso como completo e imparcial; 2) a língua da imprensa é sustentada como transparente e, conseqüentemente, 3) a imprensa ganha uma imagem neutra.

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Publicado

2010-09-29

Edição

Seção

Artigos