ARGUMENTUM AD ANTIQUINOVITATEM COMO ESTRATÉGIA DA PERSUASÃO NOSTÁLGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Autores

Palavras-chave:

Discurso Publicitário, Persuasão, Memória, Nostalgia

Resumo

O discurso publicitário é uma das principais manifestações de linguagem na atualidade. Meu principal objetivo com este artigo é demonstrar como a publicidade se vale de estratégias de persuasão na promoção de produtos e instituições, mobilizando a memória e a nostalgia. Metodologicamente, faço uma análise discursiva de vídeos publicitários institucionais do campo educacional e do campo automobilístico. Analiso três vídeos disponíveis na plataforma YouTube. A partir da análise, assevero que o discurso publicitário constrói, por meio de estratégias retóricas, um processo que chamo de persuasão nostálgica, mesclando palavras e imagens e conectando o novo em coexistência com o passado. A principal estratégia retórico-textual utilizada neste processo é o argumentum ad antiquinovitatem.

Biografia do Autor

  • Richarles Souza de Carvalho, Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina

    Docente na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Letramento e Discurso.

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Publicado

2024-07-16

Edição

Seção

Dossiê Maria Marta Furlanetto