PESQUISA COMO ATO ÉTICO E POLÍTICO

DISCURSO E ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Discurso, Ensino de línguas, Heterogeneidade enunciativa

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir a relação das pesquisas em discurso e em ensino e aprendizagem de línguas no campo da Linguística Aplicada. Para tanto, em um excedente de visão do sujeito, retomo a pesquisa de mestrado “Da morte da lagarta ao mosaico da borboleta: a polifonia no texto literário” (Rodrigues, 1992) para demonstrar que a pesquisa da heterogeneidade enunciativa no discurso literário em contos e crônicas foi motivada por uma questão advinda da prática pedagógica: o lugar do texto no componente curricular Língua Portuguesa para as aulas de ensino e aprendizagem das práticas de linguagem, no caso, a produção textual. Para dar conta do objetivo proposto, o ensaio desenvolve-se em torno de dois tópicos: o campo da Linguística Aplicada (momentos históricos e objetos de pesquisa) e a retomada da pesquisa de mestrado, com vistas a demonstrar o estudo do discurso literário motivado pelo ensino e aprendizagem de língua.

Biografia do Autor

  • Rosângela Hammes Rodrigues

    Docente e Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina com atuação no Curso de Graduação em Letras: Língua Portuguesa e nos Programas de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Mestre em Linguística (UFSC) e Doutora em Linguística Aplicada (PUC/SP), com pós doutorado na UMinho (Portugal) e na UNICAMP.

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Publicado

2024-07-16

Edição

Seção

Dossiê Maria Marta Furlanetto