Problematizando o item lexical ‘beijo’: explicaturas e implicaturas em questão da provinha Brasil

Autores

  • Fábio José Rauen
  • Heloísa Pedroso de Moraes Feltes

Palavras-chave:

Pragmática Cognitiva, Teoria da Relevância, Provinha Brasil

Resumo

A Provinha Brasil é o instrumento do Ministério da Educação para avaliar o nível de alfabetização de estudantes brasileiros no 2º ano do Ensino Fundamental. Entre as habilidades medidas pelo teste, destaca-se a de “inferir informações a partir da leitura de textos”. Na segunda edição de 2009, aplicada no final do ano letivo, a vigésima questão deu conta deste descritor, utilizando-se de uma tira de Mauricio de Sousa. Rauen (2011), motivado pela dispersão nas respostas dadas à questão por dez alfabetizadoras na dissertação de Nazário (2010), analisou proposição e opções de resposta, concluindo que todas as alternativas eram plausíveis. Este artigo retoma aquele estudo, defendendo a tese de que o modo como ocorre o estreitamento do item lexical ‘beijo’ na compreensão da história em quadrinhos explica a dispersão das respostas e põe em xeque a alternativa considerada correta pelos propositores.

Biografia do Autor

  • Fábio José Rauen
    Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
  • Heloísa Pedroso de Moraes Feltes
    Doutora em Letras/Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do curso de mestrado do Programas de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade e do curso de doutorado em Letras – Associação Ampla UCS-UniRitter.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de pesquisa