CRISE DE PALAVRA

NOTAS PARA UMA REVISÃO DO INTERTEXTO SARTRE & BARTHES

Autores

  • Marco Calil Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Leda Tenório da Motta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Sartre, Barthes, Palavra e Imagem, Crítica, Consciência infeliz

Resumo

O ensaio trata de confluências intertextuais entre Sartre e Barthes, à luz dos estabelecimentos trazidos pelos aparatos críticos das obras barthesianas completas. Trabalhando com um corpus em que se destaca a réplica de O grau zero da escritura à pergunta sobre O que é a literatura?, conjectura afinidades fundamentais entre o homem inessencial sartriano lançado na gratuidade da existência e o sujeito discursivo barthesiano preso ao arbitrário do signo. Trata-se de mostrar que, nos dois casos, a “consciência infeliz”, ao desabrigo metafisico, recobra o sentido da experiência em um embate contra as palavras. É a mesma contingência que leva a admitir, de parte a parte, a possibilidade de um conhecimento imaginário, ligado à ação de uma consciência imaginante fora da órbita dos signos.

Biografia do Autor

  • Marco Calil, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Licenciado em Letras (FFLCH-USP). Mestre em Estudos da Tradução (PPG-LETRA-USP). Doutorando em Comunicação e Semiótica (COS-PUC-SP). No escopo deste ensaio, recebe bolsa de fomento para projeto temático: Chamada CNPq 07/2022 – Apoio a Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, Ciclo 2022 – Processo 404142/2022-2, Area 1, intitulado, Diversidade sócio-econômica-étnico-cultural, de gênero, empresarial e organizacional. 

  • Leda Tenório da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Pesquisadora do CNPq nível 1. No escopo deste ensaio que constitui parte de pesquisa em andamento, recebe Bolsa de Produtividade em Pesquisa Processo 303452/2021-8, intitulado A Filosofia da significação em Roland Barthes: uma hermenêutica à luz de Sartre

Downloads

Publicado

2024-02-05

Edição

Seção

Ensaio