FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E LETRAMENTOS LITERÁRIOS

REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE

Autores

  • Nathalia Luísa Giraud Gasparini Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Dr. Anderson Carnin Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

formação inicial de professores, letramentos literários, ensino de literatura, interacionismo sociodiscursivo, agir docente

Resumo

Neste artigo, discute-se a formação para o ensino de literatura a partir de uma análise discursiva de interações entre dois licenciandos em formação inicial no contexto de um projeto de ensino, pesquisa e extensão. A partir do interacionismo sociodiscursivo e dos estudos sobre letramentos literários, são interpretadas as representações do agir docente em relação a oficinas realizadas com estudantes de uma escola de Ensino Fundamental. A análise permite afirmar que os licenciandos estão se apropriando de pré-construídos socialmente disponíveis e passam por processos de tomada de consciência em relação a modelos de agir que privilegiam a comunicação discursiva e as dimensões estéticas e éticas da interação entre os estudantes do Ensino Fundamental e o texto literário. Observa-se que esse tipo de análise durante a formação inicial de professores pode auxiliar na compreensão de como licenciandos constroem discursivamente seus saberes profissionais na atribuição de sentidos ao trabalho docente no ensino de Literatura.

Biografia do Autor

  • Nathalia Luísa Giraud Gasparini, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

    Professora EBTT de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa e Metodologias e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa (IFRS). Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 

  • Dr. Anderson Carnin, Universidade Estadual de Campinas

    Professor de Educação Linguística em Língua Materna (DLA/IEL/Unicamp). Mestre e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos