DISCURSOS SOBRE OS ANIMAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Autores

Palavras-chave:

Análise do discurso, Animais, Especismo, Sensibilidade

Resumo

Este artigo analisa discursos sobre os animais materializados em projetos de lei direcionados à causa animal e em sites de indústrias alimentícias, a fim de melhor compreender dizeres desse exitoso comércio de carnes em uma sociedade paradoxalmente mais sensível ao sofrimento dos bichos. Antes de proceder à análise, o artigo indica uma possível gênese retomada, reformulada ou apagada em discursos contemporâneos sobre as relações entre humanos e animais. O material analisado compreende os projetos de lei 27/2018 e 470/2018, e enunciados dos sites da Sadia e da Friboi. Com base na Análise do discurso derivada de Pêcheux e de Foucault, este estudo estabelece relações entre os enunciados do material e entre eles e outros já-ditos do interdiscurso, focalizando os recursos linguísticos empregados em sua formulação. A análise mostra uma relativa sensibilidade aos animais no legislativo, e o apagamento de fenômenos e atributos no discurso do agronegócio.

Biografia do Autor

  • Manoel Sebastião Alves Filho, Universidade Federal de São Carlos

    Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP [Processo nº 2019/17099-6 e nº 2021/07061-1. Doutorando em Linguística na Universidade Federal de São Carlos, com estágio na Université Jean Moulin Lyon 3. 

  • Carlos Piovezani, Universidade Federal de São Carlos

    Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara, com estágio na Université Sorbonne Nouvelle. Bolsista de produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2024-02-05

Edição

Seção

Artigos