A metáfora como gatilho ostensivo do efeito

o paradoxo das coisas diferentes

Autores

Palavras-chave:

Metáfora, Interpretação de metáforas, Teoria da Relevância, Efeito cognitivo, Efeitos emocionais

Resumo

Este texto revisa o conceito de metáfora ad hoc e a hipótese de Sperber e Wilson (1995) sobre o significado metafórico como ajuste por implicação inferencial entre os conceitos lexicalizados e as informações contextuais via alargamento ou estreitamento do conceito (CARSTON, 2002, 2010; WILSON; CARSTON, 2006, 2008) e considera a hipótese da extensão de uma categoria do modelo relevantista ampliado (SPERBER; WILSON, 2008). Porém, apesar de promissores, essas abordagens ainda estão bastante restritas à presunção de efeitos racionais apenas. Partindo da premissa de que a metáfora é uma estratégia de ostensão comunicativa construída sobre conceitos de categorias e propriedades distintas, o texto discute a plausibilidade do enriquecimento de interpretação metafórico. A conclusão é que a metáfora criativa ad hoc, guiada pelo princípio de relevância, além de efeitos cognitivos também gera efeitos emocionais (SANTOS; GODOY, 2020; 2021).

Biografia do Autor

  • Elena Godoy, Universidade Federal do Paraná

    Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

  • Sebastião Lourenço dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos. Professor de Língua Espanhola do Departamento de Estudos da Linguagem e do Mestrado Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2023-04-01