O DESAFIO DA PLURISSEMIOTICIDADE PARA A LINGUÍSTICA TEXTUAL

Autores

Palavras-chave:

Linguística textual, Referenciação, Texto plurissemiótico

Resumo

Neste ensaio, toma-se como questão o aparato teórico e a instrumentalização analítica mobilizados pela Linguística Textual para tratar do texto que conjuga elementos verbais e não verbais (texto plurissemiótico). Considera-se que as pesquisas do campo podem recorrer tanto ao aparato próprio, projetado para o texto verbal, ou a outros aparatos, como a Gramática do Design Visual, projetado para os textos não verbais. O objetivo é, portanto, verificar a decisão teórica de pesquisadores quanto à análise de textos plurissemióticos e o alcance desta decisão. Realiza-se a metanálise de cinco microanálises extraídas de trabalhos da Linguística Textual sobre referenciação no texto plurissemiótico. A análise conduziu a pensar que o texto plurissemiótico, embora guarde traços formais e funcionais em comum com um texto exclusivamente verbal e um texto exclusivamente imagético, tem uma ordem própria de funcionamento. Para dar conta desse funcionamento, defende-se o desenvolvimento de um aparato próprio.

Biografia do Autor

  • Dr. Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor de Linguística na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Letras, área de Filologia e Linguística Portuguesa. 

  • Dr. Héberton Mendes Cassiano

    Professor de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Letras, Doutorando em Estudos da Linguagem. 

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Ensaios