Polidez, relevância e conciliação de metas
uma análise de “Você pode passar o sal?”
Palavras-chave:
Polidez linguística, Pragmática cognitiva, Teoria de conciliação de metas, Teoria da relevância, Teoria da polidezResumo
om base nas teorias de conciliação de metas de Rauen, de relevância de Sperber e Wilson e de polidez de Brown e Levinson, modelamos o enunciado “Você pode passar o sal?” – tomado como exemplo clássico de pedido polido entre teóricos da polidez – assumindo que a mobilização de um ato de fala polido contribui para a realização de objetivos práticos. Em seguida, discutimos a modelagem considerando algumas críticas produzidas pelos estudos de polidez de segunda onda e estudos de polidez orientados pela teoria da relevância. Concluímos que aspectos de polidez integram planos de ação intencionais, afetando a projeção da meta prática de nível mais baixo que superordena as respectivas submetas informativa e comunicativa. Afirmamos que o falante define no escopo dessa meta prática de nível mais baixo o ato de fala, a superestratégia de polidez e a formulação do enunciado polido considerando uma paleta de possibilidades linguísticas.