Polidez, relevância e conciliação de metas

uma análise de “Você pode passar o sal?”

Autores

Palavras-chave:

Polidez linguística, Pragmática cognitiva, Teoria de conciliação de metas, Teoria da relevância, Teoria da polidez

Resumo

om base nas teorias de conciliação de metas de Rauen, de relevância de Sperber e Wilson e de polidez de Brown e Levinson, modelamos o enunciado “Você pode passar o sal?” – tomado como exemplo clássico de pedido polido entre teóricos da polidez – assumindo que a mobilização de um ato de fala polido contribui para a realização de objetivos práticos. Em seguida, discutimos a modelagem considerando algumas críticas produzidas pelos estudos de polidez de segunda onda e estudos de polidez orientados pela teoria da relevância. Concluímos que aspectos de polidez integram planos de ação intencionais, afetando a projeção da meta prática de nível mais baixo que superordena as respectivas submetas informativa e comunicativa. Afirmamos que o falante define no escopo dessa meta prática de nível mais baixo o ato de fala, a superestratégia de polidez e a formulação do enunciado polido considerando uma paleta de possibilidades linguísticas.

Biografia do Autor

  • Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGCL/UNISUL)

  • Gabriela Niero, Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti, Urussanga, Santa Catarina

    Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Professora da Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti, Urussanga, Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-04-01