LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E LITERATURAS

ANÁLISE DISCURSIVA DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO PNLD 2020

Autores

  • Dra. Débora Ventura Klayn Nascimento UFRJ

Palavras-chave:

Livro didático, PNLD 2020, Ensino de português, Ensino de literatura.

Resumo

Este artigo aborda o cenário de livros didáticos no Brasil, marcado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O foco de análise recai no edital de convocação do PNLD 2020. Apoiado em pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), o objetivo do texto é traçar um histórico do PNLD e apresentar uma discussão acerca do mercado de livros didáticos no Brasil. A análise do edital de convocação do PNLD 2020 se dá em cotejo com recentes pesquisas sobre desafios e perspectivas quanto ao ensino de línguas em livros didáticos, entre as quais destacam-se as de Silva e Pereira (2018), Paim (2018) e Amorim (2017). Os resultados apontam para avanços em aspectos como o cuidado quanto a representações estereotipadas e respeito à legislação e aos documentos oficiais. Contudo, os desafios ainda se mostram presentes, sobretudo no espaço destinado às literaturas negras e indígenas e ao posicionamento discente crítico.

Biografia do Autor

  • Dra. Débora Ventura Klayn Nascimento, UFRJ

    Professora de Língua Portuguesa – SME/Duque de Caxias. Doutora pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ). 

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Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos