A construção de objetos de discurso nos perfis fakes do Twitter

Autores

  • Francisco Alves Filho
  • Leila Rachel Barbosa Alexandre

Palavras-chave:

Referenciação, Objeto de discurso, Perfil fake do Twitter

Resumo

Neste artigo, tomando como pressuposto a ideia de que a referenciação é um processo discursivo levado a cabo durante a construção do texto (MONDADA; DUBOIS, 2003; KOCH, 2005; MARCUSCHI, 2008) e também o entendimento de que os gêneros do discurso, em função de suas particularidades retóricas e situacionais, exercem condicionamentos para os processos referenciais, objetivamos analisar algumas particularidades do processo de construção de objetos de discurso em postagens produzidas em perfis fakes do Twitter, estes caracterizados por assumir a lógica discursiva de uma celebridade e visarem provocar diversão e humor aos internautas. O corpus é composto por um exemplário de postagens que circularam em perfis fakes parodiando celebridades brasileiras e foram escolhidas em função da incidência mais evidente da construção referencial. Como resultado podemos afirmar que o fake tanto oferece o ponto de vista para a construção dos objetos de discurso mencionados nas postagens como é ele próprio tributário dessa construção.

Biografia do Autor

Francisco Alves Filho

Professor Titular da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Leila Rachel Barbosa Alexandre

Professora da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Letras – Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de pesquisa