BODENLOS EM CONVERSAÇÃO

NARRATIVA ENTRE DISCURSOS E DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Narrativas, Autobiografia, Eu-Tu, Vilém Flusser

Resumo

O convite ao encontro com a palavra-princípio Eu-Tu, feito por Martin Buber, figura como horizonte ético no pensamento de Vilém Flusser. A partir de conceitos defendidos pelo ensaísta tcheco-brasileiro, tais como conversação, discurso e diálogo, o presente ensaio visa interpretar a produção textual do próprio autor – aqui, especificamente na autobiografia Bodenlos. Como aporte metodológico, pela própria natureza da pesquisa, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e, condizente com o referencial teórico, privilegia a interpretação no lugar de instrumentos analíticos. Como resultados, indica a manifestação da definição de comunicação proposta por Flusser – a relação entre diálogos e discursos – nas narrativas produzidas pelo próprio autor.

Biografia do Autor

  • Dra. Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba

    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba/Uniso. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.

  • Dr. Tadeu Rodrigues Iuama, Centro Universitário Belas Artes de Votorantim

    Professor de cursos de graduação no Centro Universitário Belas Artes e na Universidade de Sorocaba/Uniso. Doutor em Comunicação pela UNIP.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Ensaios