Análise enunciativa de Canto para minha morte, de Raul Seixas

Autores

  • Ernani Cesar de Freitas
  • Débora Facin

Palavras-chave:

Enunciação, Intersubjetividade, Letra de música

Resumo

Este artigo constitui um estudo enunciativo do gênero discursivo letra de música e tem como objetivo analisar o sentido de morte que se depreende da letra da música Canto para minha morte, de Raul Seixas, mediante a relação intersubjetiva entre o locutor e o interlocutor. Menciona-se a proposta da subjetividade na linguagem, teoria na qual Benveniste aborda as marcas de pessoa, espaço e tempo como categorias que validam essa tese. A pesquisa caracteriza-se como descritivo-qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados consistem na identificação e análise das marcas que norteiam a subjetividade e como estas se organizam em uma relação intersubjetiva. Com base nos achados, sugere-se que o jogo das marcas linguísticas (pessoa, espaço e tempo) em Canto para a minha morte evidencia a construção progressiva de sentidos sobre a morte.

Biografia do Autor

  • Ernani Cesar de Freitas
    Professor do mestrado em Letras da Universidade de Passo Fundo e do mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS). Doutor em Letras pela PUCRS. Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL).
  • Débora Facin
    Mestranda em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Linguística e Ensino pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó); Especialista em Produção e Revisão de Textos pela Unochapecó.

Downloads

Edição

Seção

Artigos