A AUSÊNCIA DO CORPO NAS ATIVIDADES REMOTAS DE ENSINO: SENTIDO, SILÊNCIO E DISCURSO
Palavras-chave:
Análise de Discurso, Ensino Remoto, Corpo, Silêncio, Efeito de Sentido,Resumo
Com a pandemia ocasionada pela Covid-19, a relação estabelecida entre os sujeitos implicados no contexto escolar mudou, sendo observada como frequente a falta de participação ativa dos estudantes, que comumente não interagem e mantêm suas câmeras e microfones desligados nos encontros on-line. Partindo desse cenário, este artigo apresenta como objeto de análise seis recortes de entrevistas realizadas com discentes do Ensino Médio Integrado a Cursos Técnicos de Institutos Federais de estados distintos e objetiva analisar os efeitos de sentido engendrados pela ausência do corpo nas atividades remotas de ensino. Para tanto, traça-se um trajeto teórico-analítico apoiado na Análise de Discurso pecheuxtiana, que permite, como metodologia, interrogar a interpretação a fim da compreensão de seu funcionamento discursivo. Com a investigação, compreendeu-se que tanto o corpo quanto o silêncio de sua ausência suscitam efeitos de sentido que afetam a constituição da subjetividade, acentuando-se, sobretudo, o distanciamento afetivo no entremeio estudantil.