A AUSÊNCIA DO CORPO NAS ATIVIDADES REMOTAS DE ENSINO

SENTIDO, SILÊNCIO E DISCURSO

Autores

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Ensino Remoto, Corpo, Silêncio, Efeito de Sentido,

Resumo

Com a pandemia ocasionada pela Covid-19, a relação estabelecida entre os sujeitos implicados no contexto escolar mudou, sendo observada como frequente a falta de participação ativa dos estudantes, que comumente não interagem e mantêm suas câmeras e microfones desligados nos encontros on-line. Partindo desse cenário, este artigo apresenta como objeto de análise seis recortes de entrevistas realizadas com discentes do Ensino Médio Integrado a Cursos Técnicos de Institutos Federais de estados distintos e objetiva analisar os efeitos de sentido engendrados pela ausência do corpo nas atividades remotas de ensino. Para tanto, traça-se um trajeto teórico-analítico apoiado na Análise de Discurso pecheuxtiana, que permite, como metodologia, interrogar a interpretação a fim da compreensão de seu funcionamento discursivo. Com a investigação, compreendeu-se que tanto o corpo quanto o silêncio de sua ausência suscitam efeitos de sentido que afetam a constituição da subjetividade, acentuando-se, sobretudo, o distanciamento afetivo no entremeio estudantil.

Biografia do Autor

  • Dra. Juliene Marques, Instituto Federal Catarinense

    Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Campus Blumenau. Membro do Grupo de Pesquisa em Relações de Poder: Esquecimento e Memória (GREPEM)

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Publicado

2023-07-31

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Seção

Artigos