ANÁLISE DIALÓGICA DA CARTILHA INFANTIL “CORONAVÍRUS – VAMOS NOS PROTEGER”

TENSÕES ENTRE DISCURSOS CIENTÍFICO-PREVENTIVOS E POLÍTICO-GOVERNAMENTAIS

Autores

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Relações dialógicas, Valoração, Cartilha, Pandemia

Resumo

Este artigo objetiva analisar o entrelaçamento valorativo de discursos na constituição da “Cartilha para crianças: Coronavírus – vamos nos proteger”, do Ministério da Saúde, a partir de relações dialógicas tensas entre orientações preventivas para enfrentamento da pandemia de Covid-19 e outros discursos político-governamentais. Balizam a discussão os estudos dialógicos da linguagem, à luz dos escritos de Bakhtin e o Círculo, e pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso (ADD). Os resultados apontam que, em suas dimensões sócio-histórica, cultural, ideológica e verbo-visual, a confluência semântico-axiológica entre o já dito e o porvir na Cartilha engendra um discurso político-governamental legitimado por refrações híbridas das esferas ideológicas pública, científica e cotidiana, num todo valorativo do qual emergem discursos de acessibilidade dos cidadãos à orientação e à assistência médica pelo SUS/governo; eufemização das consequências da doença; negação de sua gravidade; negação da perduração do status pandêmico; proteção familiar e governamental à criança e ao idoso, dentre outros.

Biografia do Autor

  • Dra. Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). Bolsista de produtividade do CNPq.

  • Dra. Adriana Delmira Mendes Polato, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta de Língua Portuguesa e Prática do Ensino de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Campo Mourão). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento. Líder do Grupo de pesquisa PRADIS (UNESPAR, CNPq). 

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos