NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM AMBIENTES VIRTUAIS MULTIFACETADOS DE APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Português, Novas práticas, Sequência didática, Gênero textual, Álbum de família.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral refletir sobre novas práticas de ensino de Língua Portuguesa em ambientes virtuais multifacetados de aprendizagem, propostas a partir de sequência didática, considerando-se o trabalho com o gênero textual álbum de fotos de família. Participaram das atividades mais de 140 universitários do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, além de quase 30 crianças em etapa de alfabetização, durante o ensino remoto em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19. Este artigo pretende suscitar reflexões críticas, a partir de planejamentos e experiências docentes em sala de aula, com possibilidades metodológicas e teóricas profícuas para a ruptura de concepções cristalizadas no sistema de ensino. Em síntese, acredita-se que, se tais práticas forem bem desenvolvidas em sala de aula, podem contribuir para o desenvolvimento de letramentos nos estudantes e podem proporcionar formação de educadores conscientes de seu papel na formação de cidadãos.

Biografia do Autor

Paula Maria Cobucci, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Graduada em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura) pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB), atua na Faculdade de Educação (FE), Departamento de Métodos e Técnicas (MTC), na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura. Ministra as disciplinas Ensino e Aprendizagem da Língua Materna, Processo de Alfabetização, Projetos 3 e 4 (fase 1 e 2 ): estágios e Projeto 5: orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Pesquisadora e Assistente de Coordenação do Gecal (Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens), certificado e aprovado pelo CNPq. E membro do Observatório da Educação Básica/UnB.

Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Alfabetização e Letramentos, Ensino e Aprendizagem de Língua Materna, Leitura, Produção Textual, Análise Linguística, Oralidade, Literatura, Sociolinguística Educacional, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Formação de Professores, Livro Didático, Variação Linguística, Língua Portuguesa, Redação Oficial, Formação Integral do Ser Humano.

Downloads

Publicado

2022-06-23