ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E GÊNEROS DISCURSIVOS: PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Gêneros discursivos, Educação humanizadora, Pandemia

Resumo

Este artigo discute o ensino da Língua Portuguesa e o trabalho com gêneros discursivos a partir de uma metodologia de projetos. A proposta focaliza estudos realizados por Paulo Freire (1987, 1992, 1994, 1997) e estudiosos da Linguística Aplicada Crítica (LAC) (PENNYCOOK; MAKONI, 2020), bem como Bakhtin (1992a, 1992b), para enfatizar uma educação linguística crítica em tempos pandêmicos. Apresenta uma proposta de educação humanizadora por meio de um projeto de oficina de leitura, realizada com alunos de 1º semestre de uma faculdade de tecnologia do estado de São Paulo. Privilegia-se o trabalho com a metodologia de projetos por meio de gêneros discursivos e multimodais em aulas de Língua Portuguesa. Os resultados apontam indícios no sentido de as atividades terem propiciado atitudes positivas e reflexão partilhada dos grupos implicados no projeto, embora esteja claro que, em educação, ao lado da tecnologia deva haver uma figura humana inspiradora.

Biografia do Autor

  • Rosana Helena Nunes, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
    É docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC/SP), na área da linguagem. Licenciatura em Letras, português/inglês (Instituição de Ensino Ciências e Letras). Especialização em Lato Sensu na Universidade Sorocaba (UNISO). Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP. Doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP/SP). 
  • Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília
    Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). É Professor Associado 2 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e do Curso de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2022-06-23