O CONCEITO DE AUTORIA E A REDAÇÃO DO ENEM: UMA COMPREENSÃO PARA A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Redação Enem, ISD, Autoria, Estilo

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de suscitar discussões sobre os conceitos de autor/autoria, posicionamento e estilo em teorias linguístico-discursivas, relativamente àqueles que subjazem às competências avaliativas da Prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem, Brasil). Para tanto, foi feito o levantamento do estado da arte sobre os termos supracitados e uma articulação teórica com o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Os resultados levam ao entendimento de que uma articulação teórica da noção de autoria de textos escolares defendida na Análise do Discurso, que vê o sujeito como aquele que age através da linguagem, pode ser reportada à noção de autor e posicionamento enunciativo assumida pelo ISD. O estudo e a didatização dessas noções são fulcrais para o reconhecimento do aluno como sujeito-autor, responsável por seu agir na/pela linguagem.

Biografia do Autor

Victor Calabria, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) e Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME)

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão Escolar e licenciado em Letras, com habilitação em Português, Italiano e suas respectivas Literaturas pela UFC. Professor efetivo da rede pública de ensino do Ceará, tanto da secretaria estadual (SEDUC-CE), como da municipal de Fortaleza (SME).

Eulália Leurquin, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2001). É professora associado IV da Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

2022-06-23