DOS DISCURSOS DA/NA MÍDIA

UM PERCURSO COM MICHEL PÊCHEUX

Autores

  • Dra. Silmara Dela-Silva Universidade Federal Fluminense
  • Dra. Ceres Ferreira Carneiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Análise de discurso, Michel Pêcheux, mídia.

Resumo

Este artigo empreende um gesto de leitura do modo como a mídia e os discursos que nela são formulados e circulam comparecem nas reflexões teórico-analíticas propostas por Michel Pêcheux, na teorização da análise de discurso. Especificamente, volta-se a dois pontos: a) o modo como os discursos da/na mídia são mobilizados em textos de Pêcheux e outros pesquisadores a ele relacionados, em suas produções no cenário francês, entre o final da década de 1960 e início dos anos de 1980; b) o modo como essas reflexões que perpassam a obra pecheutiana encontram ressonância a partir da reterritorialização da análise de discurso no Brasil, resultando em análises de corpora diversos e teorizações acerca dos discursos jornalístico, publicitário e digital.

Biografia do Autor

  • Dra. Silmara Dela-Silva, Universidade Federal Fluminense

    Professora Associada do Setor de Linguística do Departamento de Ciências da Linguagem do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Linguística.

  • Dra. Ceres Ferreira Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora Adjunta do Setor de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Estudos da Linguagem. 

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos