O SUCESSO DA VOZ

SENTIDOS MIDIÁTICOS CIRCULANTES EM SOCIEDADE

Autores

  • Dr. Thiago Barbosa Soares UFT

Palavras-chave:

Mídia, Voz, Sucesso.

Resumo

Este artigo analisa dizeres sobre vozes de sucesso no interior da mídia brasileira contemporânea. Mais precisamente, a partir do emprego do referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso, descreve e interpreta o processo de produção de sentidos em enunciados constituídos e formulados pelo discurso midiático que trata manifestamente da voz de sujeitos cujo sucesso decorre em princípio de seu desempenho vocal. Ante esse quadro, investiga-se, na constituição do discurso do sucesso, o que se diz da voz, como a voz é enunciada e as características no tratamento dispensado à voz daqueles que figuram no atual mundo midiático. Para tanto, conta-se com dois textos do jornal Folha de S. Paulo, um de 2011 e outro de 2012. A análise desses aponta para a existência de um discurso midiático que se estrutura a partir de efeitos em torno de vozes de sucesso construídas para sua disseminação e consumo no espaço social.

Biografia do Autor

  • Dr. Thiago Barbosa Soares, UFT

    Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Professor no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins. Pesquisador bolsista de produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-11-01

Edição

Seção

Artigos