O DISCURSO PUBLICITÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

UMA ANÁLISE PELO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Autores

Palavras-chave:

Sistema de avaliatividade, Gênero anúncio, Pandemia de Covid-19

Resumo

Neste artigo, analisa-se o anúncio #reinventeofuturo do banco Bradesco, veiculado em abril de 2020, com o objetivo de investigar o discurso publicitário em tempos de pandemia da Covid-19 à luz do Sistema de Avaliatividade desenvolvido por Martin e White (2005). Constatou-se que os traços semânticos de avaliatividade mapeados no anúncio estão predominantemente na região semântica da ‘ética’ (Julgamento – Estima Social), que se refere à avaliação do comportamento humano com base em normas e convenções sociais, configurando forte tendência do discurso publicitário em tempos de pandemia em agregar carga semântica de avaliação positiva, em que a representação das instituições se dá pela construção de uma imagem altruísta por meio de práticas solidárias e mensagens de autoconfiança.

 

Biografia do Autor

  • Dr. Derli Machado Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Linguística Aplicada. 

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Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos