Linguagem em (Dis)curso homenageia Maria Marta Furlanetto

2024-07-17

Linguagem em (Dis)curso publicou nesta semana seu terceiro lote de textos do volume 24, relativo ao ano de 2024. Além de 6 textos de fluxo contínuo, o periódico publicou um “Dossiê temático em homenagem à professora Maria Marta Furlanetto”. Organizado por Fábio Rauen e Andréia Daltoé, o dossiê consiste numa coletânea de seis textos que representam uma pequena amostra da potência das contribuições de Maria Marta para os estudos da linguagem.

No primeiro texto, “Argumentum ad antiquinovitatem como estratégia da persuasão nostálgica no discurso publicitário”, Richarles Souza de Carvalho (Unesc) cunha a noção de argumentum ad antiquinovitatem para explorar como o discurso publicitário utiliza estratégias persuasivas que evocam simultaneamente a memória e a nostalgia.

No segundo texto, “Maria Marta Furlanetto e a cronotopia: um passo além de Bakhtin”, Alex Sandro Teixeira da Cruz (Unesc/Unisul) argumenta que Furlanetto (2019) estende a noção de cronotopia para além da literatura romanesca, permitindo mobilizá-la em campos outros como a argumentação em tribunais.

No terceiro texto, “Da teatralização do discurso político à política do performativo”, Andréia da Silva Daltoé (Unisul) analisa como a relação entre política e teatro muda em seu percurso de pesquisa, ao mesmo tempo em que revela sua potência para pensar o funcionamento do político.

No quarto texto, “Pesquisa como ato ético e político: discurso e ensino e aprendizagem de línguas em linguística aplicada”, Rosângela Hammes Rodrigues (UFSC) discute a relação entre pesquisa em discurso e ensino de línguas, destacando a ética e a política envolvidas.

No quinto texto, “Autoria e estilo em diários de leituras de estudantes do Ensino Médio”, Vinicius Valença Ribeiro (IFSE) ilustra como a experiência com os diários parece favorecer enunciados geralmente à margem da ordem do ensino convencional de língua e do discurso pedagógico instituído.

No sexto texto e último texto do dossiê, “Ensino Fundamental de 9 Anos: um olhar discursivo sobre a invisibilidade na escola”, Maria Sirlene Pereira Schlickmann (PPGE/Unisul) analisa discursivamente a política do Ensino Fundamental de 9 anos, explorando seu potencial transformador.

Além dos textos do dossiê, foram publicados os seguintes artigos:

1 “Representações grotescas de um ex-presidente: questões semiodiscursivas”, de Edison Gomes Junior;

2 “Ideologias linguísticas entre invenções e afetos: uma contribuição feminista”, de Ana Luiza Krüger Dias;

3 “Pandemia e discursos opressores: carnavalização, riso e corpo grotesco como atos subversivos em charges”, de Wilton Petrus, Rosana Letícia Pugina e Adriana Cavalcanti dos Santos;

4 “Análise multimodal de discursos em postagens do Instagram para a Semana Mundial de Amamentação”, de Larissa de Pinho Cavalcanti e Rebeca Rocha Novaes Silva;

5 “A filosofia do discurso de Deleuze e Guattari: possibilidades para a análise do discurso”, de Bruno Gonçalves Borges; e

6 “Relações epistêmicas e impolidez linguística em comentários do Twitter/X sobre um debate presidencial”, de Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira e Gustavo Ximenes Cunha.

Maria Marta Furlanetto, é licenciada em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Paris VIII. Mentora do projeto de curso de mestrado e docente desde a primeira turma, atuou no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem por vinte anos, orientando impressionantes 30 dissertações e 10 teses. Educadora por excelência, dedica-se incansavelmente ao desenvolvimento de temas que aplicam os avanços das ciências da linguagem aos problemas de ensino e de aprendizagem.

Linguagem em (Dis)curso é um periódico vocacionado a publicar pesquisas sobre o texto e o discurso desde 2000. O periódico faz parte da Coleção “Scielo Brasil” e foi classificado no prestigiado estrato A1 da Capes na última avaliação quadrienal. Há mais de vinte anos, Maria Marta coedita a revista, contribuindo decisivamente para a qualidade das publicações.

PPGCL