A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Oscar Dalfovo Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Fabio Rodrigues Schirmann Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Rion Brattig Correia Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v3e22010140-158

Palavras-chave:

Observatório da Educação, Sistemas de Informação, Inteligência Competitiva, Estratégia

Resumo

Devido a grande demanda de cursos e a acirrada competição no mercado educacional, torna-se imprescindível que as Instituições de Ensino Superior (IES) tenham em mãos informações e dados relevantes para a tomada de decisão. Surge neste processo a Inteligência Competitiva para auxiliar a tomada de decisão dos gestores, criando assim uma vantagem competitiva adquirida com as informações sobre que estão disponíveis no mercado. Os programas de pós-graduação a nível stricto sensu em administração passam por uma reestruturação na tentativa de se adequar as constantes mudanças externas e internas da educação superior. O SIOE, Sistemas de Informação Observatório da Educação, provê para estas IES, uma possibilidade de acompanharem o desempenho de produção dos seus docentes, podendo assim, realizar ajustes ao longo do trajeto, que auxiliem o alcance das metas organizacionais. A amostra das IES estudadas para este trabalho é composta por 4 instituições em Blumenau. O presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção e conhecimento dos entrevistados a respeito de Inteligência Competitiva, a forma na qual ela é utilizada na organização e como funciona tal processo. Para isto, apresenta-se como modelo o SIOE, que tem por objetivo servir como avaliador de desempenho dos docentes pertencentes ao quadro do programa, fornecendo dados e informações que sejam pertinentes à gestão e que os mesmos possam tomar as melhores decisões guiando a organização à criação de uma vantagem que seja o mais sustentável possível.

Biografia do Autor

  • Oscar Dalfovo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Formado em Ciências da Computação, Pós-Graduação com especialização em Organização Sistemas e Métodos, Mestre em Administração de Negócios, Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professor em Instituição de Ensino Superior. Consultor na área de Sistemas de Informação, Administração, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação e Comunicação, Plano de Negócios e Gestão do Conhecimento. Anteriormente, trabalhou por vários anos em empresas nacionais e multinacionais na área de Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas e Administração da Informação. É autor de vários artigos, capítulos de livros, livros voltados para área de Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento, Inteligência competitiva, Gestão de Negócios. É coordenador do laboratório de pesquisa científico e tecnológico no âmbito do Programa Temático em Sistemas de Informação. É Pesquisador / Consultor "Ad hoc" CNPq / FAPESC / MEC-INEP.

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Publicado

2010-12-21

Edição

Seção

Artigos Científicos