E-impulse buying: uma revisão acerca dos seus antecedentes, consequentes e proposição de framework integrativo

Autores

  • Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Vinícius Farias Moreira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Salomão Alencar de Farias Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Francisco Vicente Sales Melo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e3201491-113

Palavras-chave:

E-impulse buying, Comércio eletrônico, Abordagem S-O-R.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um framework integrativo sobre o e-impulse buying, dado que o conhecimento dele decorrente parece ainda estar em construção, principalmente sobre seus antecedentes e consequentes. Encontrou-se que a atmosfera da loja virtual é o principal estímulo, que sendo esta preparada para atender aos diversos comportamentos relacionados à cultura dos indivíduos (individualistas e coletivistas), gera atitudes positivas em relação à navegação no website e emoções a priori. A depender da experiência vivenciada nesse fluxo, a resposta do consumidor pode ser uma compra por impulso (com manifestação de emoções a posteriori) ou planejada.

Biografia do Autor

  • Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco
    Professor Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE.
  • Vinícius Farias Moreira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
    Professor Assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE.
  • Salomão Alencar de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Francisco Vicente Sales Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Professor Assistente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE.

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos